Unidade foi criada com o objetivo de acolher pais de alunos e pacientes atendidos na entidade

Maria Helena, 34 anos, moradora de Santo André, esperava 4 horas por dia na rua enquanto seu filho frequentava as aulas no Centro de Autismo da Apraespi. Como o preço da passagem de volta era alto, e a viagem do centro de Ribeirão Pires até seu bairro demorava cerca de 1 hora e 30 minutos, ela era obrigada a ficar aguardando para pegar o garoto e retornar pra casa. “Era um sofrimento. Todos os dias enfrentando chuva e sol, esperando várias horas. Era caro e pela questão do tempo de viagem, não valia a pena voltar pra casa”, conta. Pensando em facilitar a vida de pessoas como Maria Helena, a Apraespi inaugurou em 2012 o Espaço Família.

A ideia inicial era apenas criar um espaço para que os pais dos alunos e pacientes não fossem obrigados a passar tanto tempo esperando na rua. Foi então que o trabalho do Serviço Social da entidade entrou em ação e foi criado o Espaço Família. Uma equipe de assistentes sociais acompanham diariamente as pessoas que frequentam o local. Para ocupar o tempo, a Apraespi ofereceu diversos cursos, como artesanato, pintura e crochê. 

Preocupada com a questão da orientação familiar, a diretoria da associação disponibilizou psicólogos para acompanhar as famílias e promoveu diversas palestras e rodas de bate-papo. Para Maria Helena, essa é a parte mais importante do trabalho: “O acompanhamento da equipe fazia do Espaço Família um ambiente que eu gosto muito de frequentar. Eu posso desabafar, trocar experiências com as outras mães, interagir com a equipe de profissionais. Me sinto bem quando estou aqui na Apraespi.”

Atualmente o Espaço Família funciona diariamente no mesmo horário das unidades educacionais e do Centro de Reabilitação da Apraespi. Recebe cerca de 100 pessoas por mês e está à disposição de qualquer familiar de aluno ou paciente que queira tomar um cafezinho, bater um papo e compartilhar experiências de vida.

 


 

Envie sua pauta

Mande sua sugestão de notícia para o email diegosimi@apraespi.org.br ou através do telefone (11)2504-9052

Faça sua parte

Topo